RONDINHA–BARRAGEM DE CONTENÇÃO DO RIO LAMBARI ALCANÇA 50 % DA CONSTRUÇÃO

06/07/2017

RONDINHA–BARRAGEM DE CONTENÇÃO DO RIO LAMBARI ALCANÇA 50 % DA CONSTRUÇÃO

Nos últimos dias houve significativo avanço na construção da barragem de contenção do Rio Lambari. Uma equipe da secretaria de obras (quatro caminhões caçamba, motoniveladora, carregador e um rolo compactador) realizou importante trabalho transportando centenas de cargas de solo que foram compactados no local do represamento. Neste momento a obra alcançou 50% na altura da taipa (5 metros) o que causará o represamento parcial de chuvas.

O barramento tem uma base com extensão de 40 metros e alcançará 4 metros no topo superior, cuja altura alcançará 10 metros; a extensão de margem à margem terá um largura aproximada de 100 metros.

A programação de construção da obra terá sua seqüência nas próximas semanas necessitando da colaboração do clima, trabalho que será intercalado com recuperação de estradas gerais, vicinais e outros serviços.

A obra foi iniciada no dia 24/08/2016 e resolverá o grave problema das enxurradas que alagam parte da cidade de Rondinha, iniciativa viabilizada após três anos de tratativas, ocasião em que um minucioso estudo técnico foi desenvolvido por Engenheiros, Técnicos e outros profissionais que atuam na área.

O Engenheiro Miguel Ângelo Gonçalves, elaborou os memoriais descritivos do reservatório, material que está sendo utilizado e método executivo, com base no estudo hidrológico da bacia do rio e área atingida. Segundo o Engenheiro que nesta semana realizou vistoria na obra in loco, declarou que foram tomados todos os cuidados para elaborar e executar o melhor projeto técnico possível e com toda segurança necessária.

Foto – Barragem alcança 50% de represamento.

Foto – Início e atual.

Veja mais fotos: