RONDINHA – EMBRIÕES DE ALTA GENÉTICA SÃO IMPLANTADOS EM MATRIZES DO MUNICÍPIO

RONDINHA – EMBRIÕES DE ALTA GENÉTICA SÃO IMPLANTADOS EM MATRIZES DO MUNICÍPIO

Dando prosseguimento ao programa de incentivo a melhoria da qualidade genética do rebanho leiteiro no município, aconteceu no dia 01 de setembro o implante de 27 embriões em 27 matrizes pertencentes a produtores rondinhenses. Os óvulos foram colhidos de vacas, localizadas em propriedades no município de Castro/PR, região de referência nacional em alta qualidade genética do rebanho leiteiro. O trabalho de implante dos embriões foi executado por uma empresa especializada no procedimento. O implante de embriões é uma etapa de prosseguimento do projeto lançado na Rondileite 2017 pela Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura com a parceria dos produtores.

O Secretário Municipal de Agricultura, Nerei Pergher explicou que as fêmeas que receberam os embriões, foram selecionadas e preparadas para o procedimento, estimando tecnicamente que o número de prenhês confirmadas, seja satisfatório.

Pergher complementou também que a Secretaria está acompanhando e prestando todo apoio necessário aos produtores estando disponível para maiores informações e novas inscrições. Enfatizou, por fim, que, num prazo de até dois anos, animais com genética semelhante ao do município de Castro, serão uma realidade em Rondinha, qualificando gradativamente a qualidade dos animais, aumentando a produção e qualidade de vida das famílias.

Fotos – Implante de embriões realizado.