Secretaria Municipal de Saúde realiza palestra para alunos do Ensino Fundamental

05/10/2017

Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Entre as ações propostas pelo PSE está o Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS, através disso a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com as Enfermeiras Elaine Manica, Luana Beux e Patricia Banaletti, realizaram palestras na Escola Municipal Dr. Paulo Amando Schramm abordando o tema, também realizarão durante o mês de outubro teste de acuidade visual nos alunos das escolas do Município.

A adolescência implica um período de mudanças físicas e emocionais, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente ocorre entre 12 a 19 anos. Não podemos descrever a adolescência como uma simples adaptação às transformações corporais, mas sim como um importante período no ciclo de vida que corresponde a diferentes tomadas de posição sentidas ao nível social, familiar e também sexual.

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são doenças causadas por vírus, bactérias ou outros micróbios que se transmitem, principalmente, através das relações sexuais sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.