RONDINHA REALIZOU O PRIMEIRA FILÓ TALIAN

14/11/2019

RONDINHA REALIZOU O PRIMEIRA FILÓ TALIAN

Na noite de 13 de novembro 2019 foi realizado junto ao Centro de Convivência para idosos de Rondinha o I FILÓ TALIAN DO MUNICÍPIO DE RONDINHA. O projeto é uma iniciativa da administração municipal de Rondinha através da Secretaria Municipal de Assistência Social que contou com o apoio de todas as demais secretarias municipais. O filó era uma maneira encontrada pelos imigrantes para juntos passarem horas alegres e descontraídas.

Os imigrantes italianos trouxeram sua cultura, seus valores e seus costumes para a sua região. Uma das contribuições fortes deixadas foi o filó, que consistia num encontro de pessoas na casa de alguém. Filó é um momento especial que tem a oportunidade de vivenciar a cultura e a saga do imigrante italiano.

A música, o canto, as brincadeiras, a polenta e o bom vinho faziam a alegria do filó. Um dos objetivos também era rezar, onde buscavam forças para seguir adiante na dura jornada. Quem participa do filó tem a oportunidade de vivenciar o resgate da cultura trazida pelos imigrantes italianos e pouco lembrada em nossos dias.

O Filó contou com a presença dos grupos de Terceira Idade do município, idosos que participam das oficinas oferecidas pela assistência social, equipe de profissionais do CRAS e secretaria de assistência social e autoridades municipais. Na ocasião estiveram presentes a secretária de educação e cultura Rejane Zorzi Schio, secretária de assistência social Veridiane Finato, o vice prefeito  Aldomir Cantoni e o prefeito municipal Ezequiel Pasquetti acompanhado da primeira dama Adriana Pasquetti, na oportunidade usando a palavra o senhor prefeito “agradeceu a presença de todos parabenizando a secretaria de assistência pela iniciativa e falou da possibilidade de expandir o projeto para demais comunidades e públicos de diferentes idades valorizando assim o resgate da cultura, valores e costumes trazidos pelos nossos imigrantes que ainda hoje estão vivos em nossa memória”.

O filó foi organizado da seguinte forma: Recepção aos grupos, apresentação de um vídeo, vivência do filó com uma caminhada usando lampiões acompanhadas por música gaita e violão pela praça municipal, interação entre os presentes com apresentação de instrumentos e objetos antigos, confraternização com um delicioso jantar e o que não pode faltar ao finalizar o filó a oração que se costumava fazer para que a família que vinha fazer o filó retorna-se para sua casa com proteção divina.

Aproveitando a oportunidade, com a realização deste I FILÓ TALIAN, foi dada a abertura das programações natalinas 2019 com o acendimento das luzes na praça municipal onde todos puderam apreciar o belo trabalho de ornamentação que está exposta para visitação de todos os munícipes rondinhenses e da região, trazendo o encantamento da magia do natal.

Fotos -