Encerramento da Campanha de Incentivo à Leitura 2019 realizado com êxito

18/11/2019

Encerramento da Campanha de Incentivo à Leitura 2019 realizado com êxito

Com expressiva participação do público escolar, aconteceu na tarde do dia 13 de novembro, nas dependências do Museu Evangelizador, o evento de premiação aos alunos destaques dos Concursos de Desenho e Redação 2019 relativos à Campanha de Incentivo à Leitura “Quem conta um conto, acrescenta um ponto”, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Rondinha, em parceria com as Escolas: EMEI Profª Eida, EMEB Francisco Mariano Braga, CEEB Conde D'Eu, EEEF João Menegon e 28 de Março.

Esta campanha de incentivo à leitura tem por objetivo contribuir para despertar a sensibilidade e o prazer pela leitura, possibilitando a participação de crianças e jovens em situações de comunicação oral e escrita, como contar, recontar e criar histórias, propiciando situações favoráveis para que vejam a leitura como algo agradável e importante como aprendizado e entretenimento.

Para atingir este objetivo foram desenvolvidas nas escolas várias ações, sendo, algumas delas, apresentadas neste dia através de musicais, peças teatrais e dança demonstrando diferentes formas de leitura e suas representações.

No local foram expostos os desenhos e as redações que se destacaram nos Concursos realizados neste ano de 2019. Parabenizamos todos os alunos participantes e os professores que os incentivaram e apoiaram nesta construção e divulgamos a relação dos alunos destaques:

Concurso de Desenho

Categoria Pré B e 1º ano:

1º Lugar: Gabriela Lunardi - aluna do 1º ano da Escola João Menegon, com a Professora Raquel.

2º Lugar: Ana Laura Sandri - aluna do Pré B da EMEI Profª Eida, com a Professora Kátia.

Categoria 2º e 3º ano:

1º Lugar: Bethina Guilardi - aluna do 3º ano do turno da manhã da EMEB Francisco Mariano Braga, com o Professor Rudimar.

2º Lugar: Bárbara Stivanin Guilardi - aluna do 2º ano da Escola Conde D'Eu, com a Professora Angele

Categoria 4º e 5º ano:

1º Lugar: Daniel Orio - aluno do 5º ano do turno da tarde da EMEB Francisco Mariano Braga, com a

Professora Clesiane.

2º Lugar: Rudiero Yago Baratter - aluno do 5º ano da Escola Conde D'Eu, com a Professora Elisandra.

Concurso de Redação

Categoria 5º e 6º ano:

1º Lugar: Luís Otávio Ascoli Morrete - aluno do 6º do turno da tarde, da EMEB Francisco Mariano Braga, com o Professor Paulo.

2º Lugar: Maria Cecília Zorzi Schio - aluna do 6º da Escola Conde D'Eu, com a Professora Sonia.

Categoria 7º ao 9º ano:

1º Lugar: Maria Eduarda Bavaresco - aluna da 7º ano do CEEB Conde D'Eu, com a Professora Sonia

2º Lugar: Ana Clara da Rocha Aschi - aluno do 7º ano da EEEF João Menegon, com Professor Ana Beatriz

Encerrando as apresentações, um grupo de alunos da EMEB Francisco Mariano Braga, apresentaram a peça teatral "O fim da picada", abordando a temática de prevenção à dengue, atividade esta pertinente ao Programa Saúde na Escola desenvolvido em parceria entre as Secretarias Municipais da Saúde e da Educação e as escolas do município.

Na ocasião, também foi realizado o ato de entrega do Referencial Curricular Rondinhense às Direções das Escolas, cumprindo o disposto na legislação referente à implementação da Base Nacional Curricular Comum  e do Referencial Curricular Gaúcho nas escolas do território municipal.

Nosso agradecimento às escolas pela participação neste evento e principalmente pelo envolvimento nesta campanha de formação leitora dos nossos futuros cidadãos e, devido a sua relevância, decidiu-se pela sua continuidade no próximo ano letivo.

Fotos -