Serviço Militar

 LOCAL:                PREFEITURA MUNICIPAL DE RONDINHA
 ATENDIMENTO:   SEGUNDA A SEXTA DAS 07:45 ÀS 11:30 E DAS 13:00 ÀS 17:15
 PRESIDENTE:      PREFEITO MUNICIPAL EZEQUIEL PASQUETTI
 SECRETÁRIO:     EDER PITOL
 CONTATO:           (54) 3365-1188
 E-MAIL:                jsm@rondinha.rs.gov.br

 

HISTÓRICO

Desde 1906 o Alistamento Militar é um ATO OBRIGATÓRIO para todo brasileiro nato, no ano em que completar 18 anos de idade, em tempos de paz as mulheres são isentas de alistar-se.

O período de alistamento compreende os seis primeiros meses do ano em que o cidadão completar 18 anos. Para fazê-lo, é preciso que o cidadão compareça a Junta de Serviço Militar, munido de sua certidão de nascimento, CPF, Carteira de Identidade, duas fotos 3X4 (recentes) e um comprovante de residência.

A Junta de Serviço Militar de Rondinha é Subordinada à 14° Delegacia de Serviço Militar, localizada na cidade de Sarandi, a qual integra 10° CSM de Santo Ângelo.Foi instalada no ano de  1965, tendo como Presidente o Prefeito Municipal e o cargo de Secretário exercido pelo Sr. Eder Pitol. Atende de Segunda a Sexta, no Centro Administrativo Municipal, Avenida Sarandi 646, nos seguintes horários: manhã 07:45 às 1130; Tarde 13:00 às 17:15.

Após inscrito o cidadão recebe Certificado de Alistamento Militar, com a indicação de uma data para realizar a Seleção Geral. Nessa etapa, por excesso de contingente, parte dos alistados são Dispensados, tornando-se automaticamente membros da Reserva das Forças Armadas Nacionais, Jurando a bandeira e recebendo o Certificado de Dispensa. O qual, sem ele, o cidadão não pode Matricular-se em Universidades,  inscrever-se em concurso público, nem ingressar em emprego público, dentre outras restrições, que o descumprimento da lei, irá produzir.

O Serviço Militar é um programa voltado aos jovens que ingressam nas Forças Armadas brasileiras. Durante um ano o recruta passará por um formação  militar básica e depois se especializa em uma área. Se ao final de um ano de serviço o recruta quiser seguir na carreira militar, deverá passar por uma nova seleção. Ingressando na Carreira Militar poderá permanecer pelo período de sete anos.