Rondinha adota nova metodologia de combate ao mosquito da Dengue

Rondinha adota nova metodologia de combate ao mosquito da Dengue

No período de 2021/2022 o Estado do Rio Grande do Sul registrou a maior incidência de casos de dengue da história, sendo que até o final de 2022, o estado apresentou mais de 66 mil casos e 66 óbitos devido à doença. Neste mesmo período, infelizmente, Rondinha registrou 346 casos e 4 óbitos. Além disso, o município registrou 12 casos de Zica.

O Secretário Municipal de Saúde, Valter Bortoluzzi, explica que no sentido de evitar um novo surto da doença, o município foi selecionado para uma nova metodologia de combate ao mosquito transmissor das doenças. A técnica é chamada de BRI-Aedes, que consiste na aplicação de inseticida com efeito residual dentro dos domicílios, nos locais preferenciais do mosquito.

Neste sentido, durante esta semana está sendo realizado um projeto piloto no município, que conta com a participação de profissionais do Ministério da Saúde, Centro Estadual de Vigilância em Saúde do RS, Coordenadorias Regionais de Saúde e equipes de municípios selecionados.

O projeto piloto iniciou na última terça-feira (24), onde ocorreu nas dependências da Câmara de Vereadores, a apresentação de trabalho e da metodologia que será realizada e o treinamento prático/teórico sobre a metodologia BRI-Aedes.

Na quarta-feira e quinta-feira, dia 25 e 26, ocorreu a realização da técnica nos domicílios pré-selecionados pela Secretaria Municipal de Saúde.

O Secretário Valter afirma que o novo método já é usado nos estados do norte e também no estado de São Paulo e se mostra muito eficiente, sendo que os agentes de saúde e todos os profissionais ligados ao combate à dengue estão recebendo todas as informações do projeto piloto, bem como a aprendizagem técnica.

Texto/Fotos: Joel De Brito/DiárioRS