Evento Literário traz à Rondinha a escritora Eleonora Medeiros

Fórum Literário

Evento Literário traz à Rondinha a escritora Eleonora Medeiros

O município de Rondinha viveu um dia especial na última quinta-feira, dia 22 de junho, uma vez que por meio da Secretaria de Educação e Cultura, foi realizado um bate papo com a Escritora Eleonora Medeiros, ação esta que faz parte da Campanha da leitura "Quem conta um conto, acrescenta um ponto" promovida pela própria SMEC.

A ação foi realizada em parceria com as escolas do município, com o intuito de incentivar o gosto pela leitura criando e fortalecendo o hábito de ler entre as crianças e estudantes rondinhenses, ou seja, todos os alunos das unidades escolares do município, desde pré-escolar até os 9º anos participaram deste momento especial.

Para que todos pudessem compreender a dinâmica do evento com a escritora e também interagir, as escolas receberam obras de Eleonora Medeiros para os alunos conhecerem, lerem e também para motivarem o Concurso de Desenhos destinado às turmas de Pré B ao 5º ano e de redação, para as turmas de 6º ao 9º ano, conforme regulamentos já enviados às escolas.

Para a dirigente da Secretaria de Educação e Cultura de Rondinha, Rejane Zorzi Schio, "entre as razões para realizar o evento desta natureza é para exaltar a importância da leitura como instrumento que ajuda a impulsionar o exercício da cidadania e da criatividade entre as crianças e jovens. A Campanha da leitura "Quem conta um conto, acrescenta um ponto" não apenas irradia a leitura, como também é um espaço de lazer, convivência e interação”, relatou.

Sobre e escritora

A escritora Eleonora Medeiros é natural de Alegrete, mas atualmente reside em Uruguaiana. Cursou Pedagogia, realizou vários cursos de Escrita Criativa e Escrita para Teatro. Ainda adolescente começou a escrever suas histórias em diários e cadernos de rabiscos. Hoje, conta com várias obras publicadas para o público infantil e juvenil. Desenvolve o Projeto Social chamado Mar de Livros, oferecendo acesso à literatura para comunidades de difícil acesso ao livro. Também ministra oficinas sobre a arte de contar histórias para pessoas interessadas em perpetuar a tradição milenar de encantar com as palavras.

Na ação a escritora abordou as seguintes obras: Comadre Onça, Luzia a Gatinha Pretinha, Bandele, Você também quer saber que história é essa?.

O evento ocorreu na Câmara de Vereadores de Rondinha, local em que também estavam sendo expostos os trabalhos da 1ª Mostra Científica do CEEB Conde D’Eu.