Rondinha obtém o 3º melhor Índice Municipal de Educação do Estado do RS

Rondinha obtém o 3º melhor Índice Municipal de Educação do Estado do RS

O Governo do Estado divulgou, na terça-feira (5/9), o resultado do Índice Municipal da Educação do RS (Imers), considerado essencial para colocar em prática a proposta de incluir a educação como critério para a distribuição do ICMS.

Em 2022, o Estado do Rio Grande do Sul iniciou um novo ciclo do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS). As provas foram aplicadas em toda a rede pública de ensino do RS, ou seja, nas escolas estaduais e municipais. A aplicação deu-se, especialmente, a partir da implementação do Programa Educação no ICMS, na medida que critérios de desempenho educacional passaram a compor o cálculo da distribuição do ICMS aos municípios.

As provas foram aplicadas no período entre 17 e 27 de outubro e contaram com a participação de aproximadamente 336.467 estudantes. Foram avaliadas as competências e habilidades em Língua Portuguesa e Matemática nos estudantes do 2° ano EF, 5° ano EF, 9º ano EF, e 3° ano do EM. Foram também aplicados questionários socioeconômicos aos alunos (5º e 9º EF e 3º EM), professores, diretores e escola com o objetivo de identificar fatores externos e internos às escolas que influenciam nos resultados de aprendizagem dos alunos.

A avaliação censitária abrangeu todo o território do Rio Grande do Sul, nas jurisdições das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), aplicada em todas as escolas da Rede Estadual e Redes Municipais com, no mínimo, 10 alunos matriculados na Rede. A avaliação segue modelos alinhados a testes de nível internacional e nacional.

Em um índice medido de 0 a 100, o melhor resultado na média dos 497 municípios foi atingido na etapa de Alfabetização (58,51), seguido dos anos iniciais (50,48) e dos anos finais do Ensino Fundamental (44,99). A média dos municípios no índice geral do Imers ficou em 57,19.

O município de Vespasiano Corrêa obteve o melhor resultado do Estado (84,10), seguido de Dois Irmãos das Missões (80,79) e Rondinha (80,26). Dentre os 43 municípios que compõem a região da AMZOP obteve o primeiro lugar.

O Prefeito Aldomir Cantoni afirma que esse feito notável não foi alcançado por acaso, mas sim através de um trabalho árduo e estratégico da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, ações pedagógicas, investimentos, comprometimento das equipes escolares, professores, estudantes, bem como as famílias.

Cabe salientar também, que investimentos significativos foram feitos na infraestrutura das escolas, na formação de professores e na implementação de programas educacionais inovadores. Essas ações têm se mostrado fundamentais para elevar o nível de ensino no município.

O 3º melhor Índice Municipal de Educação do Estado do Rio Grande do Sul é um indicador concreto dos resultados positivos dessa abordagem abrangente. Isso reflete não apenas a melhoria nas notas e desempenho dos estudantes, mas também a criação de um ambiente educacional que valoriza o aprendizado, a criatividade e o desenvolvimento integral dos jovens. Esse sucesso na educação é um testemunho do compromisso do Governo Municipal com o futuro da comunidade”, enfatizou o Prefeito Cantoni.

Texto/Fotos: Joel De Brito/DiárioRS