Município avança com o Programa de Recuperação de Solo através de Dejetos Líquidos de Animais

Programa de Recuperação

No intuito de promover a preservação do meio ambiente e impulsionar a agricultura local, o município de Rondinha instituiu, através da Lei Municipal N° 3.227, de 12 de agosto de 2021, o Programa Municipal de Recuperação de Solo, através de dejetos líquidos de animais.  A visa criar uma sinergia entre a produção agropecuária e a conservação ambiental.

De acordo com o Técnico Agrícola da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Eduardo Zorzi, estão aptos a participar do programa os produtores rurais que possuem em suas propriedades atividades de criação de animais devidamente licenciadas, com excedente de dejetos líquidos. E também produtores rurais, independentemente da presença de animais em suas propriedades, que tenham interesse em receber dejetos líquidos para aplicação e recuperação de solo. É necessário atender aos critérios legais e estar regularmente licenciado.

O programa propõe a fertilização do solo para fins agrários, utilizando a aspersão e distribuição de dejetos de animais devidamente estabilizados. A prática tem como objetivo melhorar a qualidade do solo, aumentar a fertilidade e, consequentemente, impulsionar a produtividade agrícola.

Dudo ainda sublinha que em pouco mais de 2 anos de programa, foram beneficiados 140 produtores, totalizando 54.016.000,00 Litros de dejetos transportados. “A Administração Municipal através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente tem feito o transporte de uma propriedade para outra de forma gratuita, contribuindo com o meio ambiente e adubação de pastagens e outras culturas”, salientou Dudo.

O Prefeito Aldomir Cantoni destaca a importância de encontrar soluções inovadoras para a gestão de resíduos agropecuários. "O Programa Municipal de Recuperação de Solo é uma abordagem sustentável que beneficia tanto os produtores quanto o meio ambiente. Ao transformar os dejetos em recursos valiosos para a agricultura, estamos promovendo uma prática que harmoniza o desenvolvimento econômico com a preservação dos recursos naturais", afirmou Cantoni.

O programa é visto como um passo significativo na direção da sustentabilidade agrícola e ambiental, incentivando a adoção de práticas responsáveis pelos produtores rurais. A expectativa é de que, além de fortalecer a agricultura local, o programa contribua para a redução da poluição e promova a saúde do solo, beneficiando a comunidade como um todo.

Com essa iniciativa pioneira, Rondinha se destaca como um exemplo de como é possível unir a produção agropecuária ao cuidado ambiental, pavimentando o caminho para um futuro mais sustentável e próspero.

Texto/Fotos: Joel De Brito/DiárioRS