Serviço de Inspção Municipal

Médico Veterinário municipal Maurício Pinheiro Zini explica o que é e como funciona o SIM (Serviço de Inspeção Municipal).

O que e o Serviço de Inspeção Municipal?

Resposta: O Serviço de Inspeção Municipal está vinculado a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e é um dos órgãos responsáveis por garantir a segurança alimentar tendo como o principal objetivo assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios que são produzidos em nosso município e que chegam até a mesa do consumidor.

O SIM controla a qualidade dos produtos de origem animal como carnes, ovos, leite, mel e seus derivados através da fiscalização do processamento destes nas empresas registradas.

O S.I.M  certifica através de seu selo aqueles produtos que foram elaborados com a devida qualidade higiênico sanitária e ao mesmo tempo incentiva que os produtores saiam da clandestinidade, transformando- os em empresários da área urbana e rural.

P: Quem e o responsável pela fiscalização das empresas registradas no SIM?

Resposta: A fiscalização de empresas de produtos de origem animal é realizada por médico veterinário.

P: Quem pode se registrar no SIM?

Resposta:  Qualquer pessoa que possua interesse em abrir uma industria que manipule produtos de origem animal, como de leite e derivados, de carne, de ovos, de pescado e de mel.

P: E quais são os tramites para se registrar no SIM?

Resposta: Primeiramente os interessados devem procurar o Serviço para receberem todas as orientações referentes à legalização e construção de estabelecimentos, pois existe toda uma legislação a ser seguida, desde a aprovação do terreno, do projeto, da execução da obra, do deposito das documentações e afins. O Serviço só aprova a regularização quando a empresa atender a todas as normas de registro.

É importante destacar que não se pode construir nada antes de procurar as orientações no SIM, porque muitas vezes a obra.

P: Quantas empresas possuem registro no SIM aqui no Município de Rondinha?

Resposta: Atualmente possuímos duas empresas registradas no SIM, sendo uma unidade de beneficiamento de leite e derivados e um supermercado com unidade de beneficiamento de produtos de origem animal.

Considerações finais:

O SIM além de fiscalizar os estabelecimentos registrados também realiza ações de educação sanitária através de palestras e publicações de conteúdos nas redes sociais visando levar informações sobre o consumo seguro de alimentos.