Rondinha – Rede Municipal escolar prepara retorno às aulas ano 2021

17/02/2021

Rondinha – Rede Municipal escolar prepara retorno às aulas ano 2021

O ano de 2020 foi um ano atípico e ímpar, de muitos desafios e transformações em todos os âmbitos e esferas. A sociedade precisou se adaptar ao contexto da pandemia e as escolas tiveram que se reinventar para passar do modelo de ensino presencial para o remoto na velocidade que as circunstâncias exigiam.

Neste ano, o desafio é o retorno à presencialidade de forma segura seguindo os protocolos sanitários e de distanciamento social recomendados pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Nessa perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com as Equipes Diretivas, vem realizando diversas ações a fim de efetivar a retomada do ano letivo com início previsto para o dia 1º de março, considerando que a legislação vigente autorizou as escolas a ofertarem a modalidade de ensino que mescla aulas presenciais intercaladas com aulas não presenciais, enquanto for necessário.

Os professores e demais servidores das escolas municipais, no período de 03 a 26 de fevereiro, estão participando de reuniões pedagógicas e encontros de formação continuada, como também realizando preparativos para o início do ano letivo, tais como: reorganização da oferta das turmas, adequação dos espaços escolares, planejamento de aulas para a modalidade presencial e não presencial, elaboração de apostilas e demais materiais, reunião com pais, entre outros.

Dentre essas ações essenciais e necessárias à reabertura das escolas, destacamos a realização dos seguintes momentos:

? Acolhida e reintegração dos profissionais, com a reflexão sobre "Implicações para o papel de professor e o desafio de 2021" conduzido pelas Psicólogas Pricila e Suéli,;

? Capacitação para os professores das diversas áreas do conhecimento no "Ensino sobre a temática do novo Coronavírus e da Covid-19 em sala de aula" coordenado por profissionais da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Palmeira das Missões;

? Estudo e debate de documentos necessários para o retorno presencial: Calendário Escolar 2021, Plano de Ação da SMEC, Plano de Contingência Escolar para Prevenção da Transmissão da Covid-19 e demais recomendações específicas para este período que vivenciamos.

Desta forma, para um retorno seguro é necessário a compreensão e a colaboração de toda a comunidade escolar para juntos superarmos este desafio agindo coletivamente, discutindo, ponderando e retomando decisões, compartilhando responsabilidades, num trabalho em parceria entre famílias e escolas.

Foto – Preparação início do ano escolar.