Rondinha - Diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Eida, Jucilene Grossi Longhi fala sobre o ano letivo 2021

19/04/2021

Rondinha - Diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Eida, Jucilene Grossi Longhi fala sobre o ano letivo 2021

1 – Diretora, como estão sendo desenvolvidas as atividades escolares no ano de 2021 durante este período de pandemia?

Resposta - Na EMEI Professora Eida como nas demais escolas adotamos a escala de trabalho para evitar a aglomeração, a secretária,  a direção, a coordenação e setor de serviços gerais está  diariamente na escola, já as professoras e auxiliares de docente temos um cronograma de trabalho onde organizamos por faixa etária e estas vem dois turnos semanais.

Na Emei atendemos a faixa etária composta por bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas, que demandam de um cuidado todo especial, estando na escola a professora prepara as atividades dentro do contexto de sala de aula, estando em casa as atividades  precisam ser minuciosamente elaboradas, pensando nos recursos que a família tem em casa, o tempo que os pais estão com seus filhos para poderem realizá-las respeitando sempre o tempo de cada crianças.

2 - Como está sendo realizado o atendimento com as crianças?

Resposta - Na Emei como nas demais escolas do município o atendimento neste período de pandemia está sendo de forma on line através de grupos do Watts, Google Meet, e nas turmas de maternal, jardim e pré também temos uma apostila que é elaborada pelas professoras a qual contempla atividades, que podem ser realizadas em casa com o auxilio dos pais e estão vinculadas a BNCC e aos Planos de estudos da escola. Para as turmas de berçário as professoras e auxiliares organizam Kits pedagógicos mensalmente  e os pais são orientados diariamente pelos grupos de como trabalhar com as crianças com estes recursos. As apostilas e kits são entreguem mensalmente aos pais os quais vem para a escola em horários previamente estipulados e respeitando os protocolos de segurança e saúde onde podem conversar individualmente com a professora sanando as dúvidas e trazendo sugestões.

3 – Que atividades as professoras e auxiliares estão desenvolvendo nas escolas?

Resposta - Como é do conhecimento de todos o trabalho de um professor não se restringe apenas a sala de aula ou neste caso agora em enviar para casa as atividades. Antes de chegar a casa de nossas crianças, as atividades são muito bem planejadas, organizadas e adaptadas para que as crianças consigam desenvolver com o auxilio das famílias.

Por isso quando estão na escola as professoras e auxiliares gravam vídeos, organizam, fazem impressões e montam as apostilas, confeccionam kits com recursos, fazem as correções e também tem o trabalho burocrático de alimentar o sistema e deixar a sua vida profissional e a vida escolar da crianças em dia, como também realizamos visitas as famílias que não conseguem buscar os materiais.

Destacamos que nos dias em que estamos na escola participamos de forma online de estudos de aperfeiçoamento, assistimos lives com orientações sobre os cuidados, como conduzir as aulas online e também de forma organizada respeitando os protocolos  foram  feitos e distribuídos os kits de biscoitos no Drive de Natal e agora na Drive de Páscoa, onde teve uma boa aceitação por parte das crianças e das famílias sendo que os biscoitos fazem parte de uma alimentação saudável.

4 - Nos dias que não estão na escola como é conduzido o trabalho das professoras?

Resposta - Como já destaquei anteriormente o trabalho do professor vai além sala de aula, e de sua carga horária de 24 horas. No período que estão em casa cada professora tem um turno que é destinado ao atendimento às famílias onde mandam as orientações através de áudio e vídeos, tiram duvidas pelos grupos e também através do Google meet realizam os encontros virtuais pois compreendemos que mesmo estando distantes é importante estes encontros onde podem conversar e trocar idéias para manter o vinculo com as crianças e as famílias.

5 - Qual mensagem você deixaria a comunidade escolar?

Resposta - Gostaria muito de agradecer as todas as famílias e crianças pelo empenho na realização das atividades, pelo apoio e compreensão de todos neste momento que estamos vivendo. Gostaríamos muito de estar em sala de aula cuidando, ensinando e aprendendo com os filhos de vocês, porém o momento exige de todos nós cautela e cuidado,  precisamos nos manter unidos mesmo que distantes e com a esperança que logo tudo isso vai passar e poderemos estar novamente na escola. Continuem realizando as atividades e se tiverem alguma dúvida estamos aqui para ajudá-los.

Agradeço de coração a coordenação, professoras, auxiliares e funcionárias por todo empenho neste momento, por estarem sempre se aperfeiçoando e buscando novos saberes para melhor atender as nossas crianças e famílias.

Agradeço também a equipe da SMEC por estarem sempre nos apoiando, incentivando e orientando nos dando o suporte para enfrentarmos estes momentos de pandemia.

Um abraço a todos e comunicamos às mamães que em maio teremos o drive da mamãe, aguardem o convite.

Foto – Diretora Jucilene Longhi e Coordenadora Marialva Três.