Rondinha receberá prêmio por ter a 3ª melhor Atenção Básica em Saúde do país e a melhor do RS

13/07/2021

Rondinha receberá prêmio por ter a 3ª melhor Atenção Básica em Saúde do país e a melhor do RS

A Prefeitura de Rondinha, por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde, recebeu uma grande notícia nesta semana, sem dúvida uma informação da qual todos os rondinhenses possam se orgulhar.

O Município de Rondinha foi classificado pelo Ministério da Saúde, e receberá o certificado de 3ª melhor Atenção Básica em Saúde do Brasil e a melhor do Estado do Rio Grande do Sul, dentro do Programa Previne Brasil. O município foi classificado com nota 8,65, (sendo a pontuação máxima 10) na avaliação do terceiro quadrimestre de 2020. Esta é certamente uma grande conquista, visto que, entre os mais de 5.500 municípios do país, Rondinha está na 3ª colocação a nível nacional.

A entrega da certificação ocorrerá no final do mês de julho em Brasília, oportunidade em que o município estará representado pelo Secretário Municipal de Saúde, Valter Bortoluzzi.

De acordo com o Ministério da Saúde, o intuito da premiação é reconhecer o trabalho dos profissionais de saúde e da gestão municipal no âmbito da Atenção Primária à Saúde, conhecida popularmente como Atenção Básica em Saúde. A iniciativa busca identificar os municípios que trabalham no fortalecimento da Atenção Básica e o esforço dos profissionais da saúde, que mesmo em tempos de pandemia, atuam para a melhoria dos serviços na saúde pública.

Cabe salientar que os critérios de avaliação do Programa Previne Brasil são os seguintes:

·         Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas;

·         Atendimento odontológico na gestação;

·         Realização de exames para sífilis e HIV em gestantes;

·         Cobertura de exame citopatológico;

·         Vacina contra a poliomielite inativada e pentavalente;

·         Acompanhamento de pessoas hipertensas;

·         Solicitação de Hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

Valter Bortoluzzi, Secretário Municipal de Saúde, relata que o sentimento é um misto de alegria, emoção e de dever cumprido. “É uma grande conquista do Governo Municipal, da Secretaria da Saúde, de todos os profissionais que fazem a Saúde do Município, e principalmente de toda a população rondinhense. Ter a 3ª melhor Atenção Básica do país e a melhor do estado do RS, nos enche de motivação para trabalhar cada vez mais na busca de melhorarmos dia após dia os índices da saúde pública municipal”, afirma Valter.

De acordo com o Prefeito Aldomir Cantoni, esse resultado positivo começou a ser construído há muito tempo, pois a saúde pública sempre foi uma das prioridades das gestões municipais nos últimos 20 anos, com destaque especial na gestão do prefeito Ezequiel Pasquetti. “Cuidar bem da saúde da nossa população é algo desafiador e requer muita dedicação. A Atenção Básica em Saúde busca aproximar o munícipe dos serviços de saúde através da humanização e de profissionais qualificados. Agradeço a toda a equipe da Secretaria de Saúde, ao Secretário Valter e de forma especial a toda a população, pois essa é uma conquista de todos. Seguiremos trabalhando forte, para continuarmos avançando e ofertar a assistência à saúde de qualidade para o nosso povo”, finalizou Cantoni.

Texto/Fotos: Joel De Brito/DiárioRS

Foto: Prefeito, Secretário e parte da Equipe da SMS

Foto 2: Secretário Valter e Prefeito Cantoni.

 

Veja mais fotos: