Município realiza a VII Conferência Municipal de Saúde

01/09/2021

Município realiza a VII Conferência Municipal de Saúde

Nas dependências do Plenário da Câmara de Vereadores de Rondinha, ocorreu na semana que passou, a VII Conferência Municipal de Saúde. Ato que contou com a presença do Prefeito Aldomir Cantoni, Vice-Prefeito Nerei Pergher, Secretário de Saúde Valter Bortoluzzi, a Representante da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde e Palestrante do dia, Janaina Cargnin, Presidente do Conselho Municipal de Saúde Jackson Schumacher, o Presidente do Hospital Padre Eugênio, Danilo Possebon, a representante dos trabalhadores da saúde Fernanda Honnef, além de representantes de entidades, usuários do SUS e trabalhadores da saúde.

As Conferências Municipais de Saúde são de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal, uma vez que por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde. A conferência acontece a cada quatro anos, e é uma das etapas necessárias para a realização da Conferência Nacional de Saúde.

O tema da conferência foi: construção do plano municipal de saúde 2022 a 2025, e foi exatamente essa, a pauta abordada pela palestrante do dia, Janaina Cargnin.

Após a palestra, foram formados grupos representados pelos segmentos da sociedade presentes e realizados debates e explanação sobre os eixos temáticos, e posteriormente explanado ao público presente.

Ao final, o Secretário da Saúde, Valter Bortoluzzi, agradeceu a cedência do espaço pelo Legislativo, bem como a participação efetiva do Prefeito Cantoni e Vice Pergher, e também fez um agradecimento especial a todas as pessoas que participaram da conferência e ajudaram a elaborar ações norteadoras para saúde pública de Rondinha para os próximos 4 anos.

Texto/Fotos: Joel De Brito/DiárioRS