Escola Municipal de Educação Básica Francisco Mariano Braga aposta no Lettering para estimular o processo de aprendizado

24/09/2021

O espaço escolar é visto como uma fonte de experiências e de aprendizagem que, em sua materialidade, está impregnado de signos, símbolos e marcas que comunicam e educam; a sua produção, distribuição e usos têm um importante papel pedagógico.

Pensando assim, a Escola Municipal de Educação Básica Francisco Mariano Braga, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Rondinha, e contando com o trabalho da profissional Priscila Mottin Perin, realizaram intervenções na escola para deixar este espaço ainda mais alegre e dinâmico, fazendo com que nossos alunos se sintam pertencentes deste lugar.

Nessas intervenções realizadas destaca-se a “missão da escola” e a importância do nosso papel nesse planeta. A ação supracitada, trata-se de um trabalho que vem ganhando um espaço cada vez maior nas unidades educacionais do país, o Lettering.

Segundo Jacson Schumacher, diretor da escola, "as pinturas de Lettering trouxeram alegria e vida ao espaço escolar, por serem coloridas e dinâmicas são cheias de significados e inclusive podem servir de recurso didático para os professores explorarem os diferentes espaços de acordo com suas aulas. O espaço da biblioteca, que foi pensado para motivar a leitura, passou a ser agora um local de interação entre arte e educação.  Na entrada da escola, a missão se encontra registrada e está mais próxima das nossas vivências diárias. Somos gratos ao lindo trabalho que a arquiteta Priscila realizou em nossa escola e estamos felizes com o resultado".

O que é o Lettering

As letras e os desenhos têm um enorme potencial transformador. Tanto por meio da leitura e do estudo, mas também como arte. O lettering, técnica que consiste em desenhar letras e desenhos à mão, tornou-se uma profissão e ferramenta para soltar a criatividade em inúmeras superfícies. Ao misturar escrita e ilustrações é possível compor artes para aplicar em paredes como decoração, além de ser muito procurado para presentes, por ser algo artesanal, exclusivo e personalizado.

Texto/Fotos: Joel De Brito/DiárioRS