Emater realizou Dia de Campo Jovem com o tema: Renda e Valorização do Espaço Rural

30/09/2021

Governo Municipal de Rondinha foi parceiro do evento

Iniciativas que incentivam a geração de renda, contribuindo para o desenvolvimento de pequenas comunidades rurais, são fundamentais para mobilizar a permanência dos jovens no meio rural e promover a diminuição do êxodo para as grandes cidades.

Neste sentido, na terça-feira, dia 28 de setembro, a Emater de Rondinha realizou um Dia de Campo Jovem, tendo como tema: Renda a Valorização do Espaço Rural. O evento ocorreu no Camping Cascata Fumagali, Linha Araçá Santo Antonio, Rondinha.

A ação foi fortemente apoiada pelo Governo Municipal de Rondinha, principalmente através das secretarias de: Agricultura e Meio Ambiente, Educação e de Administração. O evento também teve o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rondinha.

A programação, com foco total nos jovens, reuniu cerca de 50 pessoas com faixa etária escolar e teve momentos distintos e de aprendizado, divididos em estações.

Às 14:00 horas ocorreu a abertura do evento e o início das estações com a Roda de Prosa Jovem, que contou com trocas de experiências de cases de sucesso de jovens rondinhenses.

Na sequência das estações foram abordados os seguintes temas: 1 - Bovinocultura de leite e grãos; 2 – Suinocultura; 3 – Políticas públicas e artesanato como fonte de renda; 4 – Olericultura e fruticultura; 5 – Agroindústria e Turismo Rural; 6 – Organização da Propriedade Rural.

Esta última estação (6) foi organizada e executada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Rondinha e segundo colaboradora da Pasta, Camila Longhi Dalmas, a apresentação contou com dois temas: o caminhão transportador de dejetos, que faz parte da campanha municipal de adubação de solos e também sobre o programa municipal de recolhimento de embalagens de resíduos veterinários. Cabe salientar que a extensionista rural social da Emater, Josiane Márcia Bianchi, colaborou na organização da estação juntamente com a pasta de agricultura de meio ambiente e também nas explicações sobre os temas supracitados

Após o término das estações ocorreu o plantio de um Ypê em comemoração ao Dia da Árvore, e ainda na programação, ocorreu uma gincana jovem com a interação de todos os participantes, que além realização das provas da gincana, receberam uma cartilha sobre a organização e cuidados na propriedade rural.

Na sequência, ocorreu o encerramento e confraternização através de um lanche que também foi organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

O Governo Municipal de Rondinha, de forma geral, parabeniza a Emater pelo importante evento que objetivou incentivar os jovens a permanecer no meio rural e claro, promover a melhoria de renda e valorização do espaço rural.

Texto: Joel De Brito/DiárioRS