Município aumenta o combate ao Covid-19 após aumento do número de casos ativos

21/10/2021

Município aumenta o combate ao Covid-19 após aumento do número de casos ativos

O aumento do número de casos de Covid-19 registrados recentemente, preocupa a população e o Governo Municipal de Rondinha. De acordo com os boletins informativos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, o número de acasos ativos chegou a 52, entretanto, no dia da confecção desta matéria os casos ativos estão em 39 e em isolamento preventivo 58.

De acordo com o Secretário de Saúde de Rondinha, Valter Bortoluzzi, o município não tem uma noção exata do motivo do aumento dos casos, todavia, acredita que a testagem em massa acaba por colaborar com o aumento de casos, uma vez que são realizados testes em toda e qualquer pessoa com sintomas de covid ou gripais que procuram o sistema público municipal de saúde.

Valter ainda salienta que o Governo Municipal tomou algumas atitudes face à situação, e após reunião do COE, Centro de Operações de Emergência, foram suspensas as oficinas esportivas e culturais (Futsal e Teatro), bem como as Invernadas Artísticas do CTG Pousadas dos Tropeiros, bem como as oficinas promovidas pela Secretaria de Assistência Social, CRAS e Centro de Convivências de Idosos e claro, a intensificação nas ações prevenção, combate e conscientização sobre o Covid-19, realizada pela Secretaria de Saúde.

Cabe salientar que a vacinação contra o Covid continua em ritmo acelerado, sendo que o município contém um número elevado de pessoas vacinadas com a 1ª e 2ª dose.

Vacinados com a 1ª dose (pessoas com mais de 18 anos): 4220, ou seja, 99% do público alvo;

Vacinados com a 2ª dose (pessoas com mais de 18 anos): 3940, ou seja, 94% do público alvo;

Vacinados com a 3ª dose (reforço para pessoas com mais de 70 anos): 481.

Valter ainda sublinha que mediante o recebimento futuro das doses das vacinas, os jovens entre 18 até 12 anos, de forma decrescente, serão vacinados.

Infelizmente nos últimos dias também foram registradas duas mortes, um homem de 79 anos e outro de 67, sendo que ambos possuíam comorbidades.

A Secretaria Municipal de Saúde vai continuar trabalhando na prevenção, combate e conscientização da população, mas para que isso tenha resultado positivo, nós precisamos que a população continue atenta quanto às formas de prevenção ao Covid-19, o uso constante de máscaras em locais públicos e estabelecimentos comerciais, a higienização das mãos com água e sabão e com o uso de álcool em gel. Além disso, pede-se para que se evite aglomerações”, finaliza Valter.

Texto/Foto: Joel De Brito/DiárioRS