Educação


Educação

A busca pela qualidade na educação pública exige um olhar para o futuro com reflexões que suscitem novos conceitos, novas práticas, novas ideias, que caminhem no sentido da pluralidade, da cidadania, da cooperação, do desenvolvimento sustentável, da qualidade de vida, da inclusão de todos, duma visão holística de convivência e do desenvolvimento das múltiplas capacidades dos seres humanos.

Como bem destaca Giovanini (2005), a escola como lugar universal e privilegiado de pensar a sociedade e a relação desta com o ambiente fundador de novas convivências humanas, as quais devem estar embasadas na sustentabilidade e na cooperação, acredita-se que a escola possa gerar novos sujeitos éticos, políticos e socialmente capazes de viver o imaginário e na prática um novo modo de vida.

A Secretaria Municipal de Educação e o cargo de Secretário(a) Municipal de Educação são criados pela Lei Municipal nº 1.032, de 29 de julho de 1991. A Lei Municipal nº 2.280, de 15 de dezembro de 2008, altera a estrutura administrativa básica e define as competências da Secretaria Municipal de Educação. Pela Portaria nº 5.385, de 09 de abril de 2014 fica alterada a designação do cargo de Secretário(a) Municipal de Educação para Dirigente Municipal de Educação.

A equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, atualmente,  é composta pelas professoras: Rejane Elisa Zorzi Schio, que exerce o cargo de Dirigente Municipal de Educação, Jovane Isabel Perin Nervis Rostirolla atuando como Coordenadora  Pedagógica e Mari Angela da Silva Brancher, como Supervisora Pedagógica. Também integram a equipe: Larisse Peruzzo, pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar e Prestação de Contas e Mauro Antonio Pasqualli, pelo CMD.

 Pela  Lei nº 2.384, de 01 de outubro de 2009, o município de Rondinha organiza o Sistema Municipal de Ensino, o qual compreende: as instituições do Ensino Fundamental e da Educação Infantil mantidas pelo Poder Público Municipal, as instituições de Educação Infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada, a Secretaria Municipal de Educação, o Conselho Municipal de Educação, o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB e Conselho Municipal de Alimentação Escolar.

A  Rede Municipal de Ensino possui em funcionamento 02 escolas municipais:  Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Paulo Amando Schramm e Escola Municipal de Educação Infantil Profª Eida.

Anexos